sexta-feira, maio 15, 2009

As Mentiras que as Pessoas Contam

Ontem tive uma conversa interessante sobre diversos assuntos da vida com a Carolzinha. Interessante e reveladora.

Estávamos conversando sobre algumas das enrascadas da vida a dois e os conflitos gerados pelas mentiras que as pessoas contam. Não somente as mentiras que o seu parceiro(a) conta pra você e as que você conta pra ele, desses perigos nós já sabemos de velho. Mas as mentiras contadas nas conversas, nos círculos sociais, na televisão, no cinema e nos livros de auto ajuda entre outros.

Hoje em dia vivemos na constante luta contra o medo de ser considerado um perdedor, um nerd, um loser. Ninguém quer ser o camarada que está numa roubada, ou aquele que vira a conversa da mesa quando levanta antes dos demais acabarem a refeição.

"Puta que roubada que o Gernival se meteu hein? Ele é um trouxa de não dar um basta nisso".

Por isso o seu fim de semana nunca foi um saco. Sua viagem de férias? É claro que foi perfeita! Aquele curso que você fez? Um espetáculo! Você faria todas as escolhas que fez na vida novamente? Lógico, eu sou um vencedor!

Tudo bem, as vezes você se deu bem mesmo. Bom pra você! Mas nem sempre, e é no "nem sempre" que estou interessada no dia de hoje.

E quando a vitória não vem, a convivência social vira um joguinho de "contar vantagem". Do quem fez mais, viveu mais, zuou mais, aproveitou mais. Mesmo que metade disso seja lorota da velha, não tem problema. Você não quer é ficar de fora, claro.

E é aí que entra a disputa do quem mente mais nas rodas de buxixos. E no final do dia quando você vai pra cama e coloca a sua cabeça no travesseiro, viver a sua solidão fica pesado demais. E daí do que vale a convivência social se não se tira nada de substância e verdade dela?

Tantos casais perfeitos por aí, que descobriram a cura pra monotonia, pro aborrecimento, pro problema não conversado, pros dias que não há papo, pras questões do passado mal resolvidas e tantas outras coisas que se acumulam na vida a dois. "Quer saber? Na minha vida tudo é tão mágico que até o meu último relacionamento terminou absolutamente perfeito e nossa história vai virar um filme". No regrets.

E você? O que está fazendo de errado então?

Na verdade é tudo mentira. Todo mundo tem problema. Não existe romance ideal. Não existe "e foram felizes para sempre" ou "feitos um para o outro". Todo casal vive a monotonia de não querer acordar e olhar na cara um do outro um determinado dia, ou de uma noite em que não há papo, ou brigas por motivos idiotas, brigas por problemas grandes, o momento que você se anula, o momento que é a vez do outro se anular, e ainda por cima depois de tudo isso vem a questão "quem vai lavar a roupa hoje?".

Todos os casais vivem a incerteza de quanto tempo a mais ainda existe pra se viver junto. Por que certeza mesmo ninguém tem. E se você diz que tem é porque mantém o seu respectivo amarrado no porão de casa a pão e água. O mundo está cheio de pessoas interessantes prontinhas pra destruir o seu relacionamento perfeito. E se existe uma única certeza é a de querer continuar trabalhando num relacionamento ou não.

Claro que existem as pessoas que não deveriam estar juntas e ponto. Mas no final do dia, quem somos nós pra julgar? Em briga de marido e mulher não se mete a colher, não é mesmo? Por que ninguém nunca vai saber o verdadeiro peso ou alegria de viver dentro do seu relacionamento.

Agora tirando as pessoas que não deveriam estar juntas da história, como ficam os jovens casais que estão tentando se entender? De onde você tira forças pra acreditar que vale a pena passar por uma fase difícil? Como que a gente descobre isso? Tem sempre um "primo do melhor amigo do colega de trabalho da minha mãe" que passou pelo mesmo que eu e acabou em casamento. Mas tem sempre o outro que teve que sair da história com uma mão na frente e outra atrás. E aí que caminho você toma?

"Mas quando se ama alguém tudo se resolve". Ah é? E como você me explica tantos casais por aí que se amam mas não conseguem viver juntos? O amor vence sozinho no final? Eu acho que não. Só amor não segura casamento. Não existe uma receita deliciosa que é feita com um só ingrediente.

A turminha do chega disso pode até dizer "pára de se preocupar com isso, você deveria é ficar solteira que é jovem e bonita". Mas e se você estiver jogando pro alto a pessoa que você deveria estar junto por causa da ilusão idiota de que a vida a dois não deveria ter problemas? Quem é que pode dizer que você não conheceu mesmo o homem da sua vida aos 19 anos, mas vocês eram muito jovens pra se comprometer?

Nesse exato momento você querido leitor pode estar pensando "Xiii, o que será que está acontecendo com ela? Será que ela está bem? Iiii melhor dar o fora, hein?".

Já respondo de antemão abaixo a teoria da conspiração caro leitor. Está tudo bem, eu só estou tentando encontrar a verdade, ou uma resposta pelo menos satisfatória para as questões que a gente enfrenta quando decide virar adulto. A mesma verdade que você aí dentro de si sabe que existe. Tem dias que você não sabe o que pensar dessa coisa de viver a dois. E esse texto é sobre esses dias. Sobre a angústia de querer fazer a escolha certa sem saber se esse é um daqueles casos de sucesso, ou mais um dos tantos casos em que escolhas erradas foram feitas na hora errada e minaram o romance "ideal". E dentro de um relacionamento até as pequenas escolhas são grandes escolhas.

Vai ver que o problema disso tudo é a famosa angústia de ser adulto. E tem dias que ser adulto cansa. Ou talvez o problema é não saber se existe mesmo uma solução pro "e foram felizes para sempre". Se há como fazer ele acontecer ou se a Disney ferrou com as nossas vidas para sempre. E um culpado a gente já conhece faz tempo: a expectativa.

A expectativa é tão perigosa num relacionamento quanto a mentira e a desconfiança. Nenhuma expectativa será alcançada, e você vai perder um momento "mágico" porque estava esperando uma coisa diferente e só. Simples assim.

Então no final das contas será que a gente só se fode ou é a gente que fode com tudo? Essa é uma das frases a se pensar... E não se esqueça, pensar enlouquece!

Filme do dia_ "Antes do Pôr-do-Sol" by Richard Linklater
Música do dia_"Why" by Annie Lennox & "Lies" by Glen Hansard
Frase do dia_ "I think it's time we give it up and figure out what's stopping us from breathing easy and talking straight"