segunda-feira, maio 24, 2010

Live Together, Die Alone


Tudo começou no dia 22 de Setembro de 2004, primeiro dia de exibição da série Lost nos Estados Unidos. Eu entrei em contato com os personagens e com a história um tempo depois disso e a partir desse dia eu nunca mais parei de assistir.

Tive meus momentos de altos e baixos, principalmente com a última temporada. Cheguei a quase desistir, sempre assistia atrasada, no dia seguinte da exibição, não tinha mais tanta curiosidade nem forças para discutir a respeito e estava preparada para muita decepção com o episódio final.

E depois de 6 anos de espera, ontem, às 23h30 do dia 23 de Maio de 2010, a minha ficha finalmente caiu.

Lost respondeu todas as minhas perguntas, sem responder praticamente nenhuma. Eu ainda estou abalada com o episódio final, apesar de saber durante todo o seriado o que estava acontecendo, apesar do medo de que esse seria o final, que essa seria a explicação de tudo que estava acontecendo na ilha.

Mas a vida é assim mesmo não é? Nós temos medo da verdade até o dia que ela aparece, nós temos medo do futuro e um dia ele chega, nós tentamos resolver os problemas do nosso passado em vão e aí temos que conviver com eles, nos punimos, nos separamos do mundo, das pessoas, da nossa fé. Vivemos fazendo perguntas que lá no fundo já sabemos as respostas, a gente só não quer acreditar nelas.

E então um dia a gente entende tudo.

Um dia a gente aprende a deixar o passado pra trás, aprendemos a perdoar os outros e a nós mesmos e aprendemos a acreditar de novo. As vezes a vida precisa dar um forcinha e algo realmente mágico acontece diante dos nossos olhos, e então conseguimos ver tudo com mais clareza.

Seguir adiante não é nada fácil, estar de bem com o nosso próprio destino menos ainda. Mas nenhuma alma nesse planeta merece viver a eternidade sem uma chance de redenção.

Lost nada mais é do que uma série sobre a redenção. Sobre a vida e a morte.

Eu não quero conversar tecnicamente sobre a série, sobre o roteiro, a produção, não quero racionalizar os acontecimentos, o que Lost deixou em mim foi emocional.

Foi a filosofia sobre a vida e sobre a morte e a grande discussão sobre a veracidade do destino. A idéia de que na vida nós não temos nenhuma resposta, não existe um bem ou mal absoluto e na maioria das vezes a gente não sabe mesmo para onde estamos indo, ou de que lado ficamos. Mas nada disso pode impedir a nossa jornada de seguir adiante. Cada um de nós tem o seu caminho pra trilhar, as lições que aprender, até chegar o dia que tudo acaba. E a gente não sabe quando esse dia vai chegar.

Todos nós, de uma forma ou outra, estamos perdidos. E as respostas que a gente precisa estão na nossa frente o tempo todo, mas as vezes nós ainda não estamos preparados pra ver. E ontem, a gente viu.

Eu ainda vou pensar, falar e escrever muito mais sobre Lost, pois a complexidade do tema vai além de um simples texto como esse. Mas por hoje eu vou parar por aqui e simplesmente continuar sentindo e experimentando a revelação que o episódio final trouxe pra mim e que eu ainda não consigo expressar.

In the end all the suffering does pay off, e eu estou feliz que eu não desisti de Lost no meio do caminho.

Então eu deixo esse texto sem respostas, claro, mas com alguns trechos de Lost, pra gente lembrar porque os fãs vão sentir tanta saudades.

"The End"
(See you in another life, brotha)

Lost Quotes:

Jack: It's been six days, and we're all still waiting. Waiting for someone to come. But what if they don't? We have to stop waiting. We need to start figuring things out. A woman died this morning just going for a swim. He tried to save her and now you're about to crucify him. We can't do this. Every man for himself is not going to work. It's time to start organizing. We need to figure out how we're going to survive here. Now I found water. Freshwater, up in the valley. I'll take a party up there at first daylight. If you don't want to come then find another way to contribute! Last week most of us were strangers. But we're all here now. And God knows how long we're going to be here. But if we can't live together—we're gonna die alone.

--

Sayid: If we tell them what we know, we take away their hope... and hope is a very dangerous thing to lose.

--

Desmond: See you in another life, brotha!

--


John Locke: That's why you and I don't see eye-to-eye sometimes, Jack. Because you're a man of science.

Jack: Yeah, and what does that make you?

John Locke: Me, well, I'm a man of faith. Do you really think all this is an accident -- that we, a group of strangers survived, many of us with just superficial injuries? Do you think we crashed on this place by coincidence -- especially, this place? We were brought here for a purpose, for a reason, all of us. Each one of us was brought here for a reason.

Jack: Brought here? And who brought us here, John?

John Locke: The island. The island brought us here. This is no ordinary place, you've seen that, I know you have. But the island chose you too, Jack. It's destiny.

Jack: I don't believe in destiny.

John Locke: Yes, you do. You just don't know it yet.

--

John Locke (to Jack): Why do you find it so hard to believe?

Jack: Why do you find it so easy?

John Locke: It's never been easy!!

--

Sun: Did you see me?

John Locke: Saw you ripping apart your own garden? No. Sometimes I wish I had a garden to rip apart. I heard you have lost your wedding ring.

Sun: Yes. I have been looking for it everywhere.

John Locke: You know, I have once lost something valuable to me. Luckily, I found it later.

Sun: How?

John Locke: By finding it the way everything gets found. I stopped looking.

--

Kate: I'm sorry I kissed you.

Jack: [pause] I'm not.

--

Penelope (written in a letter to Desmond): Because all we really need to survive is one person who truly loves us. And you have her.

--

Hurley (to Sayid): You can't let people tell you who you are dude. You got to know that by yourself.

--

John Locke: Don't tell me what I can't do.

--

Jack: You can punish yourself as much as you want but that will never bring him back, what happened happened and you can let it go now.

John Locke: What makes you think that letting go is so easy?

Jack: It's not. In fact I don't really know how to do it myself. And that's why I was hoping that maybe you could go first.


John Locke: Goodbye doctor Shepherd.

Jack: I can help you John. I wish you believed me.

Nenhum comentário: