sexta-feira, janeiro 04, 2008

O Estrangeiro...


Alguém aí sabe me dizer quanto pesa uma lembrança?

Quando se pode ver o passado cruzando o seu caminho, andando de mansinho, pra que consigas olhar no fundo dos olhos da saudades, e não saber bem o que dizer.

Quando se cruza a ponte que separa o passado do presente é como seguir para um mundo tão querido e tão distante, uma verdadeira terra estrangeira tão conhecida mas na qual se é visita, onde se está só de passagem.

A verdadeira solidão é ser um estrangeiro em casa.

Lembramos do cheiro, lembramos das cores, lembramos das formas guardadas na memória e tudo em vão. A vida mudou, o nosso olhar mudou. Nos transformamos em algo que não sabemos ainda explicar. O novo eu, cheio de experiências novas e uma percepção diferente.

A nova realidade, a nova pessoa, o novo jeito de se olhar pro mundo: isso é crescer? Este é o peso dos anos que passam? Alguém aí sabe me dizer?

Qual o peso de não ser mais parte? De ser o objeto estranho, o elemento transformador, o estrangeiro? A sensação é fria e o peso que tem eu não sei bem explicar.

Tão perto e tão longe. Lembranças e reencontros. Passado e presente se confrontam, vamos ver quem é o melhor. (Que não vença o passado, pois este não se pode ter de volta).

Alguém aí sabe me dizer o quanto pesa um último olhar antes da partida?

Eu não sei.

Mas quando se é turista dentro da sua própria história, só lhe resta procurar o melhor retrato e tirar uma foto bonita, para guardar no álbum das lembranças da viagem.

Filme do dia_ "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", by Michael Goundry
Música do dia_ "Familiar Ground", by The Cinematic Orquestra

Frase do dia_ Memorable Quote from Eternal Sunshine of the Spotless Mind:
"Clementine - Joely? What if you stayed this time?
Joel - I walked out the door. There's no memory left.
Clementine - Come back and make up a good-bye at least. Let's pretend we had one."

Nenhum comentário: