domingo, junho 28, 2009

Nós Somos o Mundo

Por onde você anda desde quinta-feira passada. Se liga a TV, o rádio, ou se conecta na Internet. Nas conversas nos bares, nos restaurantes, na fila do cinema, na livraria, na balada. Em casa olhando a sua coleção de CDs. Quando liga pra conversar com a sua mãe. Não importa onde você esteja, em que país esteja, se é branco, mulato, preto, amarelo, bronzeado ou albino. Se fala português, inglês, francês, italiano, ou um dos dialetos do Mandarim. Você está escutando, lendo, vendo e pensando na morte de Michael Jackson.

Santo e Diabo. Do bem e do mal. Com sérios problemas de Ego e inseguranças. Louco e gênio. Se molestava criançinhas ou não. Da infância difícil ao estrelato, à loucura. Ele viveu intensamente, teve fama e respeito e perdeu ambos com as acusações de abuso sexual. Sua vida foi difícil e prova as glórias e os martírios que esse mundo impõe àqueles que ousam viver ao extremo.

Existem muitos Michaels na cabeça de todos nós. O Michael que foi o herói da minha geração e o Michael que foi o insano da minha geração. E para cada um de nós ele deixa algo diferente. Até da morte ele fez o seu último show, e que show. Até na morte ele deixou perguntas e sentimentos diversos.

Não importa se você acredita que ele morreu ou está lá em Memphis com o ex-sogro, o Rei do Rock, curtindo a paz de espírito que pessoas tão controversas devem sonhar todos os dias, você tem um Michael que vai ficar guardado aí dentro de você agora.

Independente da minha opinião sobre os porquês da sua loucura, e se ele cometeu ou não os crimes que foi acusado, o Michael que eu vou guardar pra sempre em mim é o artista impressionantemente dotado, que criou e deixou nesse mundo as palavras abaixo. Podem me chamar de piegas, mas a morte é piegas. E 24 anos depois do seu lançamento, essa música ainda me faz chorar. 24 anos depois, ela ainda é tão urgente, tão necessária, tão verdadeira e atual. E por isso é uma obra de arte, porque é imortal.



E por isso eu agradeço mais uma vez. Obrigada por tudo que deixou por aqui MJ. Onde quer que você esteja, espero que a vida seja mais leve. Espero que tenha encontrado o que estava procurando.

E pra quem quer a letra, aqui vai, traduzida:

Chega um momento,
quando ouvimos um certo chamado
Quando o mundo tem que andar junto como um só
Há pessoas morrendo
E está na hora de dar uma mão à vida
O maior presente de todos

Nós não podemos continuar fingindo todos os dias
Que alguém, em algum lugar irá mudar
Todos nós somos parte da grande família de Deus
É a verdade
Você sabe que o amor é tudo que nós precisamos

Refrão:
Nós somos o mundo, nós somos as crianças
Nós que fazemos um dia mais brilhante
Assim comecemos nos dedicando
Há uma escolha que nós estamos fazendo
Nós estamos salvando nossas próprias vidas
É verdade que nós faremos um dia melhor, só você e eu

Lhes envie seu coração assim eles saberão que alguém se preocupa
E as vidas deles serão mais fortes e independentes
Como Deus nos mostrou transformando pedras em pão
E por isso todos nós temos que dar uma mão amiga

Refrão

Quando você está acabado, e não aparece nenhuma esperança
Mas se você acredita que não há nada que nos faça cair
Nos deixa perceber que uma mudança só pode vir
Quando nós nos levantamos juntos como um só

Refrão (quatro vezes)

Nenhum comentário: