sábado, outubro 17, 2009

Onde Vivem os Monstros


"Você sabia que um dia o Sol vai morrer?" E que um dia tudo vai acabar? O mundo, os humanos e o universo?

Você sabia que existe um monstro dentro de você? Um não, muitos. E cada um traz em si uma emoção, uma impulsividade, uma criança, um medo, um sorriso, um sonho, uma raiva, uma lembrança.

São selvagens esses monstros. Eles não agem de acordo com um código moral, ou de leis, nem respeitam uma escala hierárquica.

Eles são feitos de sentimentos. Sentimentos selvagens, puros e indomáveis. E o que eles não gostam ou receiam, eles comem.

Mas um dia eles se perdem, ficam solitários demais. Eles se confundem dentro de tantas perguntas.

Então eles decidem que precisam de um rei. Um rei que promete salvá-los da perdição e da solidão.

O rei tenta dominar todos esses selvagens. Ele tenta convencê-los dos seus poderes sobrenaturais, promete curar todas as suas dores!

Os selvagens, por serem puro sentimento, acreditam no seu rei. E tudo fica bem por um tempo.

E então o mundo onde as coisas selvagens vivem se torna, por um instante, um lugar onde tudo que eles desejam pode de fato existir. Onde os sonhos se realizam, onde a completude existe, onde ninguém dorme sozinho ou com medo.

Mas um dia as coisas mudam... E as coisas selvagens descobrem que o rei é só mais um como eles, mais um comum entre tantos. Um simples Max, o rei de todas as coisas selvagens cheio dos mesmos medos, das mesmas angústias e das mesmas perguntas.

Um menino que foi pra cama brigado com a mãe e sem jantar, que resolveu se aventurar em uma viagem fantástica longe de casa, dentro da sua própria imaginação. "As vezes somos a única família de alguém, e ser família não é nada fácil".

E diante dessa revelação os monstros ficam ainda mais confusos. Perdoar é difícil até pra selvagens tão puros como eles.

É assim que o rei percebe que a sua aventura fora longe demais. Ele conheceu um mundo novo cheio de novas paisagens e experiências. Conheceu os selvagens, tentou compreendê-los e, em vão, dominá-los. E então chega a hora de mudar tudo novamente. Chega a hora de querer estar em outro lugar.

"And Max, the king of all wild things was lonely and wanted to be where someone loved him best of all". Chegou a hora de dizer adeus aos selvagens, chegou a hora de voltar para casa...

"I need a story, could you tell me one?" Once upon a time there was a boy who wore his wolf suit and made mischief of one kind and another. His mother called him "wild thing" and he went to bed without supper. And so he went to a place where only us, the kids, know. So so far.

He sailed off through night and day and almost over a year to the place "where the wild things are".




Filme do dia_"Where the Wild Things are", by Spike Jonze
Música do dia_ "Wake Up" by The Arcade Fire
Frase do dia_"Childhood is measured out by sounds and smells and sights, before the dark hour of reason grows", by John Betjeman

Nenhum comentário: