segunda-feira, fevereiro 13, 2006

A Montanha Brokeback

Meus amados amigos gays que me perdoem, mas o tema central de O Segredo de Brokeback Mountain não pode ser reduzido a "um filme sobre dois caubóis gays". Não que o movimento gay não mereça um filme desses como bandeira, pelo contrário.
O Segredo de Brokeback Mountain retrata a história de dois caubóis que se apaixonam na montanha Brokeback, porém enquanto um está disposto a abrir mão de tudo para viver o que for preciso em nome da realização, o outro, por medo de arriscar, enconde-se atrás de falsas responsabilidades. O puro amor entre eles é vivido por anos em segredo, esporadicamente, como um sonho que não pode ser transportado montanha abaixo, para a vida real do dia após dia.
Comum a todas as histórias que tem a impotência como um dos personagens principais, o filme é um amontoado de decepções pessoais entre todos os personagens, com um desfecho que não poderia ser outro que não fosse o trágico. O que Ang Lee quer nos dizer com isso é que os nossos maiores temores se realizam quando não nos arriscamos a viver o que deve ser vivido e que as consequências são vividas por todas as pessoas envolvidas.
Nada mais arriscado do que o amor entre dois caubóis americanos na década de sessenta e por isso digo que O Segredo de Brokeback Mountain é mais do que um filme sobre dois caubóis gays.
Antes de ser só um filme de amor é um filme sobre irrealizações, medos, auto engano e um amor verdadeiro e transcendental lutando contra tudo isso. Um filme sobre o que podemos realizar se estivermos dispostos a enfrentar as consequências dos nossos desejos.
Todos nós temos a nossa montanha Brokeback, o esconderijo dos nossos sonhos irrealizados, e por isso ainda não consegui me recompor do filme.
Sim Ang Lee, a minha montanha Brokeback ainda está longe. Obrigada por me lembrar dela...

Nenhum comentário: