terça-feira, junho 07, 2005

Momento Woody Allen

Coisas que você pensa a caminho de casa, depois da terapia...

O legal de você fazer terapia é que existem algumas alegrias únicas e comuns a todos aqueles que fazem terapia. Assim como nas sociedades secretas, algumas coisas só conseguem ser compreendidas pelas pessoas que compartilham o segredo, ou que são loucas o sufiente para tal. É bonito, se você não lembrar da conta que ele (o terapeuta) cobra no final do mês.
Porém existe a compensação espiritual da coisa. Você percebe que alguns TOCs* mudaram e que isso é bom. E que outros não mudaram tanto, mas você simplesmente não se importa mais com eles. Isso também é bom e compensa o fato do gerente do seu banco ter colocado a polícia atrás de você, o que não aconteceria não fosse a fortuna gasta na terapia.
Mas aí você pensa na pessoa melhor que você é hoje e pronto: mais um ponto positivo pro seu terapeuta, menos muitos reais na sua conta bancária!
Agora o que eu mais curto nesse lance todo de tratar depressão é como você aprende a usar várias coisas a seu favor, e como seus amigos aprendem a tirar sarro de você com isso.
Por exemplo, se você tá afim de dar uma de louca ninguém esquenta muito. E aí seus amigos de verdade perguntam logo de cara: "Vivi, você tomou seu remédio hoje?". É, eles te conhecem bem e você lembra: "mano, bica, esqueci!".
Acho que o grande segredo desses tratamentos está nesse aprendizado de rir de você mesmo, e depois rir de todo mundo, até evoluir pro momento em que você simplesmente ri e pronto.
Estranho, mas real. Acontece nos filmes porque sempre existiu na vida. É uma bica no início, mas depois você se acostuma e vive bem com isso.
Porém tem sempre aqueles dias que você realmente vai para lugares escuros. E aí nesses dias nem os miligramas de felicidade, nem o terapeuta dos milhões e nem seus amigos que te conhecem bem conseguem iluminar por completo o local. Nesses dias é você com você mesmo, dentro do seu espírito "Koala", naquela rua escura, tentando decifrar os códigos secretos da sua pessoa que você não conta pra ninguém, nem pra você mesmo.

* Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Filme do dia_ Melinda e Melinda by Woody Allen
Música do dia_ Apollo's Frock by Tori Amos
Frase do dia_ "Não vá para lugares escuros, eles envenenam o coração." by Cprieto

Nenhum comentário: